Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Babosa faz bem para a pele

Olá Meninas e Meninos!
Edição 004 


Incrível o que as redes sociais fazem... mal criei este espaço e as Meninas e Meninos já estão me enviando e-mails com duvidas e sugestões. Que legal! 

# tôfeliz!

Então hoje vamos falar sobre o uso da Babosa na pele - por sugestão da leitora Cláudia Andrades e Silva, de São Paulo, ... (hehehe, já tô nacional). 

E respondendo a pergunta da Cláudia... SIM a Babosa faz bem à pele! E esse assunto veio a calhar pois como muitas das dúvidas das  meninas e meninos que estão andando e-mails é sobre inflamações na pele e sobre uso de plantas e afins.

Bem, antes é importante deixar claro que o uso de plantas deve ser feito SEMPRE de forma cuidadosa. E NUNCA faça nada que você não tenha certeza que já foi testado, ok. 


Informações científicas

A babosa - ou aloe vera - é uma planta medicinal com várias propriedades medicinais: antibacteriano, anti-inflamatório, antifúngico, emoliente, hepático, laxativo, purgante, rejuvenescedor, tônico estomacal, vermífugo. Isso já comprovado pela medicina.

Mas há uso restrito...


CUIDADO

1º - Como a babosa tem entre seus componentes propriedades emenagogos - ou seja - que aumentam o fluxo sanguíneo -, não deve ser usada durante a gravidez. 

2º - Em doses altas, a Aloe vera pode provocar vômitos e se transformar num purgativo drástico, sendo totalmente desaconselhável seu uso em crianças, onde os efeitos colaterais podem ser potencializados. 

3º - O uso também é não é recomendado em casos de varizes, hemorróidas, afecções renais, enterocolites, apendicites, prostatites e cistites.



Enquanto cresce a discussão em torno da indicação da Aloe vera para uso interno, por outro lado, mesmo com os benefícios do suco da babosa ainda darem certa discussão e alguma controversa, é FATO que grande parte dos médicos homeopatas se renderam as propriedades dessa planta.
É unânime o reconhecimento dos médicos dermatologistas sobre as propriedades da planta para uso externo. Sobre a pele, as substâncias contidas na babosa agem formando uma camada protetora e refrescante, com amplo uso cosmético e medicinal.  Hoje a Babosa é uma das vedetes da industria dermo-cosmética mundial. 



Como usar em casa

- Como Suco:  O suco é extraído da polpa da planta, já que a casca não é recomendada. 


IMPORTANTE:  A ingestão excessiva do suco da Babosa pode causar dores abdominais e diarréia.  As gestantes não devem tomar.


1 - Para o preparo do suco, raspe o miolo da planta... como mostra a foto ao lado, como uma colher fica mais fácil.
2 - Dilui-se uma colher de sopa em meio litro de água. Pode misturar no liquidificador. Tome de uma a três vezes por dia antes das refeições. 


- A Planta (In Natura): aplica-se a folha da Aloe vera diretamente sobre as queimaduras e as feridas, sobre a pele seca, as infecções por fungos e as picadas de insetos. 
A Babosa pode ser usada também no rosto como uma máscara de embelezamento, clareamento, queimaduras do sol, e para tratar acnes, além das citadas acima.
Nos e-mails... me perguntaram: E como preparar a Babosa pra usar?
Meninas, é muito fácil. 

1 - Lave muito bem a planta.
2 - Retire os espinhos das duas laterais. 
3 - Corte em pedaços (como mostra a foto ao lado) e faça pequenos cortes para abrir estes pedacinhos, ok.
4 - Pegue os pedacinhos e aplique direto na pele, esfregando levemente.
5 - Deixe na pele - como uma máscara - por 30 minutos e depois lave apenas com água morna, ok.
6 - No final coloque um hidratante (creme ou gel) com filtro solar... mesmo que seja a noite. 
7 - Se caso você estiver com uma mordida de inseto... pegue um pedacinho, coloque uma gaze em cima e prenda com um micropole. E troque quando você perceber que a babosa secou.
OBS.: Você pode fazer isso a cada 15 dias, sem problemas. E não tem contra indicação. Peles normais, oleosas e secas... recebem a Babosa muito bem. Mas caso você se queimar do sol pode colocar direto, durante uma semana.
Meninas é isso! 

Caso tenham mais dúvidas sobre Babosa envie um e-mail para katya.desessards@gmail.com ou deixe seu comentário aqui no blog.

#fiqueesperta!