Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pele negra - cuidados para manter sua hidratação e prevenir manchas

Olá Meninas e Meninos! 
Edição 012

Por sugestão da leitora Márcia Souza da Silva, do Rio de Janeiro, trago dicas para as leitoras negra e morenas cuidarem de seus rostos, mantendo a hidratação e prevenindo as manchas típicas das peles com maior densidade de melanina.

Báh! Tô muuito chic!  :) Tenho recebido e-mail de muitos estados... Fico feliz! 

Vamos lá...

Sabemos que a pele negra possui mais vantagens do que a pele mais clara. 
Maior proteção aos raios solares e resistência aos efeitos do envelhecimento são uma dessas. 


A pele negra e morena tem mais melanina, um filtro solar natural que protege a pele contra os efeitos do sol (os brancos têm 15 vezes mais chances de terem câncer de pele que os negros), mas não podem dispensar o uso de filtro solar. 

Outra característica dessa pele, é que ela é mais espessa, ou seja, mais resistente e elástica, tendo maior resistência ao aparecimento de rugas ou marcas de expressões. 

(Além dessas vantagens, as mulheres negras podem se esnobar pelo fato de não terem celulite! Como a musculatura é mais firme, a formação dos furinhos indesejáveis é bem menor).

Mas essas características não livram a pele negra de sofrer outros problemas dermatológicos. 


A melanina pode proteger a pele do sol, mas por conta dela, podem surgir manchas inconvenientes. Isso ocorre porque a melanina tende a escurecer regiões da pele que sofreram alguma agressão, como queimaduras, acnes, cirurgias, depilações, peeling, entre outros. 

Outra substância em abundancia na pele negra é o colágeno, que facilita a hiperpigmentação e a formação de quelóides, depois de tratamentos estéticos. 

A pele negra também está sujeita ao melasma, manchas escuras que aparecem no rosto, que na maioria das vezes está ligada á gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou radiação solar, que causam grande desconforto. 

Por isso é IMPORTANTE ter cuidado antes de fazer algum tratamento estético.


Depilação: Pode-se realizar qualquer método de depilação, mas é preciso observar se ocorre algum tipo de irritação. Perceba se há aparições de pontos vermelhos ou se os pêlos encravam com facilidade. Se alguns desses sintomas aparecerem, troque o método de depilação, pois essas partes irritadas podem se transformar em manchas pretas, muito difíceis de tirar. Se você quer fazer depilação definitiva, certifique-se que o laser usado é específico para peles negras e morenas;

Cicatrizações: Muito cuidado na hora de fazer qualquer tipo de cirurgia. Pois as peles morenas e negras têm mais dificuldade em cicatrizar e mais facilidade de formar quelóides. Consulte um dermatologista para saber como evitar esse problema.

Manchas no rosto: Não use produtos prontos, como ácidos ou clareadores de farmácia para tentar remover manchas no rosto. A melhor forma de evitá-las é fazendo o uso de filtro solar 8 dia a dia, algumas vezes, porém, esse problemas pode ser genético. Consulte um dermatologista para avaliação. 

Apesar de ter mais melanina e ser mais resistente, a pele negra precisa de alguns cuidados especiais para evitar as famosas MANCHAS




LEMBRE SEMPRE - Se por um lado, a maior quantidade de melanina presente na pele negra a torna mais resistente ao sol e a maior concentração de fibras colágenas adia o aparecimento das primeiras rugas, por outro, trata-se de um tipo de pele mais suscetível ao aparecimento de manchas e outros problemas. Mas, com alguns cuidados e tratamentos especiais, você pode ser livre das manchas e ficar com a pele linda igual das famosas! 


Confira as dicas:
(Fonte: Dra. Carolina Marçon – dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia)

O que pode causar as manchas na pele negra?
A maior quantidade de melanina e o aumento da ação dos melanócitos (células que produzem a melanina) podem resultar numa maior facilidade para desenvolver as manchas. Um pelo encravado ou uma espinha facilmente resultam em manchas escuras. Uma outra característica da pele negra é o número maior de glândulas sebáceas que possui, responsáveis pelo surgimento de espinhas e cravos. A dermatologista indica uma atenção maior com a limpeza e os cuidados diários para evitar as manchas. Os negros, geralmente, têm a pele do corpo mais ressecada e a pele facial mais oleosa, embora isso possa variar de pessoa para pessoa. Daí, a necessidade de usar produtos diferentes para hidratar e tratar face e corpo. Queimaduras ou procedimentos estéticos também podem estimular o aparecimento de manchas. Portanto, é necessário um cuidado maior também durante os procedimentos por causa do risco de pigmentação.

Quais os tratamentos indicados para evitar as manchas na pele?
O tratamento é feito com filtros solares, ácidos e peelings. A hidroquinona, bastante empregada no combate às manchas, precisa ser pensada como uma alternativa apenas quando há supervisão médica, pois ela pode causar alguns efeitos colaterais nesse tipo de pele, orienta a dermatologista. Além disso, as olheiras podem ser mais frequentes na pele negra, devido à melanina. Tratamento com laser pode causar manchas nesse tipo de pele, então a melhor alternativa consiste no uso de cremes clareadores e fotoprotetor. O uso diário de protetor solar de amplo espectro (UVA/UVB) é extremamente importante para evitar as manchas, o mesmo deve ser adequado ao tipo de pele do paciente e de preferência indicado pelo dermatologista.

Cuidados especiais com a pele negra - O ideal é que o paciente passe por uma consulta dermatológica, para que a pele seja adequadamente avaliada, de forma individual, e, o tratamento seja corretamente conduzido. Dependendo das características da pele, as receitas caseiras podem trazer ainda mais problemas à pele. É importante também o uso diário de fotoprotetor em todas as áreas expostas da pele, mesmo na pele negra, com FPS 15, no mínimo. 



ALERTAS:

- Um erro muito comum é o hábito de não usarem filtro solar regulamente e a  recomendação é sempre de aplicar.  

- O uso de peelings agressivos e lasers, tem ALTO risco de manchar a pele. 

Todos os procedimentos devem ser indicados com muito critério pelo dermatologista.

# Fique esperta!


Se você tiver dúvidas, críticas ou quer dar sugestões pra gente estar falando aqui no Blog FaceBeleza, mande seu e-mail para katya.desessards@gmail.com ou deixe seu comentário aqui, que eu respondo.

FaceBeleza - Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados